Lyoto Carvalho Machida disputa o MMA, onde não se ve competidores que lutam o karatê.
Ele está fazendo do karatê agora um esporte mais visto perante as pessoas... Para nós karatekas o Lyoto é um exemplo de superação e determinação !
Sua HISTÓRIA:
Lyoto Carvalho Machida (Salvador, 30 de maio de 1978) é um lutador de MMA e karatê brasileiro. Apesar de ter nascido na capital baiana, Lyoto é radicado em Belém, capital do Pará.
Machida é filho do mestre em Caratê Yoshizo Machida. Lyoto iniciou seus treinamentos aos três anos de idade, com seu pai e mestre Yoshizo, mestre em Caratê que adaptou o estilo do Karatê Shotokan, criando um estilo próprio, hoje chamado também de Karate Machida. Integra a equipe Black House ao lado de Antônio Rodrigo Nogueira, Antônio Rogério Nogueira, Anderson Silva, Paulo Filho, Ronaldo "Jacaré" Souza, dentre outros.
Compete atualmente no Ultimate Fighting Championship e já derrotou o ex-campeão da categoria médio (até 84kg) Rich Franklin, o atual campeão da categoria leve (até 70kg) B.J. Penn e o ex-campeão da categoria meio-pesado (até 93kg) Tito Ortiz. Lyoto enfrentou Rashad Evans na disputa do cinturão dos meio-pesados no UFC 98, no dia 23 de maio de 2009, sagrando-se campeão da categoria meio-pesado com um nocaute no segundo round.
Agora é o novo campeão do UFC derrotando o Ex campeão Rashad Evans por nocaute.
No UFC 104 enfrentou Maurício Shogun defendendo o seu cinturão dos meio pesados ganhando de forma polêmica por decisão unanime, este resultado deixou o público revoltado, pois Maurício Shogun havia castigado bastante as pernas e as costelas de Lyoto Machida que ficou surpreso com a sua vitória.
Suas Lutas:
SAIBA MAIS SOBRE LYOTO MACHIDA:
COM CARISMA E KARATÊ, LYOTO CONQUISTA CINTURÃO DA UFC !
"Eu acredito que está começando a 'Era Lyoto Machida'". Foi dessa forma que o dono do UFC, Dana White, definiu a vitória pelo cinturão dos meio-pesados conquistado pelo brasileiro neste sábado, em Las Vegas, na edição de número 98 do torneio. Com um nocaute devastador, Lyoto derrotou o Rashad Evans sem problemas e se tornou o novo campeão da categoria.
"Acho que é cedo para falar dessa forma, ainda preciso passar por mais desafios. Mas acredito que posso ser o campeão por muito tempo. Mas tenho de ir com calma. É um pouco cedo para falar sobre isso. Prefiro aguardar", disse Lyoto Machida, com exclusividade ao UOL Esporte, pouco depois de obter o cinturão.
Mais do que o próprio título, Machida também conquistou de vez o público do vale-tudo. Depois de ter sofrido críticas em suas primeiras lutas no torneio, quando foi dito que seu estilo de luta era chato, ele deixou esse estigma de lado, principalmente após dois nocautes indiscutíveis, contra Thiago Silva e o próprio Evans.
"Na hora da luta não ouvia o público, estava muito concentrado. Percebi isso apenas quando entrei e saí do octagon. Fiquei muito feliz porque estava na casa do adversário. Estão reconhecendo meu estilo e minha filosofia, que leva muito em conta o lado da família, algo que está perdido atualmente", afirmou o brasileiro.
Além dessa evolução em seu estilo de luta, agora mais explosivo e agressivo, Lyoto contou com o seu caratê para conquistar o título do UFC e os fãs do torneio. "O Dragão é campeão. O caratê está de volta!", gritou ele, entre lágrimas, depois de receber o cinturão dos meio-pesados do principal torneio de MMA do mundo.
"Não que só o caratê seja uma boa arte marcial. Todas são boas, desde que treinada da forma correta. Minha família adaptou o caratê para o MMA e com certeza com essa vitória e com esse cinturão, ele está de volta, será um destaque", ponderou o lutador.
O próprio Rashad Evans assumiu após a luta que o estilo do carateca brasileiro complicou sua estratégia. "Estou tonto ainda. Lyoto é muito difícil de decifrar e eu não o encontrei na luta. Estava tentando frustrá-lo no início, mas ele é um cara muito esperto e não entrou no meu jogo", afirmou o norte-americano, agora ex-campeão."Eu sabia que quem vencesse essa luta seria o melhor da categoria. O Lyoto Machida pode ser o melhor de todos os pesos atualmente. Todos os golpes dele machucaram o Rashad, que nunca tinha caído até essa luta", completou Dana White.
"Eu percebi que poderia vencer quando entrou o primeiro golpe no segundo round e ele caiu de joelhos. Senti que era o momento e continuei. Pensei: 'esse é o sprint final, vou acabar agora'. E foi o que aconteceu", revelou Lyoto Machida ao UOL Esporte.
Agora, o brasileiro começa a pensar em sua primeira defesa do cinturão dos meio-pesados do UFC. Apesar de não haver uma confirmação oficial, ela deve acontecer no segundo semestre contra Quinton 'Rampage' Jackson, que não enfrentou Rashad Evans neste sábado por conta de problemas físicos após uma maratona de lutas.